Siga @RejaneTV

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Concurso público da Prefeitura de Macaíba/RN



A vida de concurseiro não está fácil, se é que um dia foi, estamos sempre estudando com a expectativa do lançamento de um edital para concursos em cidades próximas; sempre nos decepcionamos com a quantidade de vagas, o valor das inscrições fica mais orbitante e o número de concursos suspensos, cancelados ou não homologados só aumenta a cada dia.

No final do ano passado, resolvi participar do concurso público da Prefeitura de Macaíba/RN, me inscrevi, paguei o boleto e incrivelmente após o período de inscrições o concurso foi suspenso. Segundo a edição do dia 13/01 do Diário Oficial do Municipal, a suspensão temporária foi por “apresentar diversas falhas e descumprimento do instrumento editalício”. A prova inicialmente prevista para acontecer neste mês de fevereiro, continua sem data e não há esclarecimentos sobre o ressarcimento do valor das inscrições.

Isso me faz pensar sobre o descaso com os cidadãos [principalmente os desempregados] que dão seus votos de confiança a prefeituras (consequentemente, também as empresas organizadores de concursos), tirando de onde não têm para pagar valores inexplicavelmente caros das inscrições e depois ficam sem quaisquer informações sobre suspensões ou situações relacionadas.

Já parou para pensar o que acontece com o dinheiro das inscrições nestes casos? Talvez seja devolvido em alguns meses, mas certamente ele fica aplicado e gerando juros. Como se a sociedade se juntasse para emprestar um valor que será aplicado no nome da empresa organizadora e depois cada um recebesse sua contribuição de volta, limpa e seca ou apenas com um pouco de acréscimo, enquanto os juros gerados pela aplicação ficam para "alguém". Isso pode muito bem incentivar empresas de má fé a tentarem se aproveitar dos cidadãos. Obs.: Não estou dizendo que é o caso do concurso de Macaíba/RN.

Para piorar, há também casos nos quais o concurso é apenas uma formalidade para a empresa contratar quem bem quiser e ainda lucrar em cima dos concurseiros.

Assim, diante de tantas marmeladas, fica difícil de acreditar nos concursos. A vida de concurseiro não está fácil, mas o sonho de ser concursado nos motiva. Só me resta desejar boa sorte a todos nós.

2 comentários:

  1. Nunca foi e Nunca Será, o descaso com o cidadão é grande principalmente nesta cidade, infelizmente não a ninguém por nós e isso é triste.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os nossos governantes Não tomam as devidas Atitudes para coibir esse tipo de Situação que é muito desagradavel.

    ResponderExcluir